terça-feira, 20 de março de 2012

6 Passos para uma Página de Sucesso

Olá pessoal , como no início todas tem dificuldades em como montar uma página, a minha pesquisa foi para tirar algumas dúvidas, e reforçar o que já sabemos .
Como monta-lá com seus adereços em seu devido lugar, e mostrar os 6 passos para podermos ter uma página legal, com "muita informação", mais com harmonia.
Achei  bem objetiva e com informações simples, esperem que gostem...
Bjos,Laís Regianni.

Texto Pesquisa - 6 Passos para uma Página de Sucesso
Passo 1 - Selecione as imagens 

Para determinar todos os elementos da sua página deve estar ligada à imagem escolhida, comece fazendo uma revisão das suas fotos. Decida qual é a que melhor Responda as seguintes perguntas: 
• Quais são as fotos que têm as melhores imagens? 
• Quais são as fotos que são melhores tecnicamente? 
• Como você pode cortá-las para torná-las mais impactantes? 
• Gostaria de ampliá-las ou reduzi-las? 
• Imagine que você só pode usar uma foto: qual seria? Esta será o ponto focal do seu layout, a imagem que primeiro deve atrair olhar. 

Passo 2 - Definição – Decida qual mensagem você deseja transmitir 

Um planejamento avançado com as fotos e os textos, ajuda a determinar qual é a mensagem que você quer transmitir com a sua página. Também nos ajuda a saber com antecedência qual o espaço necessário para ele, e assim garantir que ele caiba no seu layout. 

Olhe suas fotos. Responda as perguntas: 
• Que estórias elas contam? 
• É uma página sobre um personagem, um evento ou a expressão de um sentimento? 
• Se você fosse contar a um amigo sobre as fotos, o que você diria? 
• Quais são as palavras chaves da mensagem que você quer transmitir? 

Estas respostas servem de guia para sua redação, e devem fazer parte do texto. Lembre-se de incluir a data e local onde a foto foi tirada e o nome das pessoas que aparecem nela. Faça uma revisão de gramatical, e garanta que não haja erros de ortografia. 

Passo 3 - Conceito – Defina o clima da sua página 

Depois de analisar as fotos e o texto, o clima da sua página deve surgir naturalmente. Pense quais cores e padrões melhor definem este clima. Veja as fotos, e defina as cores que melhor combinam com elas. Brinque com os papéis coloridos, colocando-os atrás das fotos. Decida qual é cor da sua base. Defina se vai usar papéis decorados: eles vão acrescentar informações ao seu layout ou vão desviar a atenção das fotos. Se valer a pena usá-los, escolha modelos que combinem com cores sólidas, as fotos e o tema geral da página. 

Agora pense nos adereços e as fontes que usará no texto e no título 

Passo 4 - Criatividade – Organize o layout 

Agora que você já tem o papel, texto, título e os adereços definidos, coloque-os junto com suas fotos, e comece a arrumá-los. Enquanto você estuda as diversas opções, tenha em mente os princípios básicos da criação de layout.: ponto focal, proximidade entre as partes, equilíbrio e unidade. 

Faça um rascunho com aquele arranjo que você considera o mais agradável. Ao olhar para esta versão reduzida da sua página algumas falhas podem ser identificadas, e resolvidas antes de você pegar sua cola. Lembre-se que é mais fácil arrumar seu layout neste momento, do que depois que já tiver começado a fixar os elementos. 

Passo 5 - Análise – Avalie cada parte da sua página 

Primeiro, ajuste a sua base para o formato necessário, e coloque as molduras das fotos. Reúna ou faça os apliques que você escolheu. 

Coloque os juntos e defina qual é a melhor posição para todos eles. 

Os últimos pontos a serem trabalhados são o texto e o título. Apesar de você tê-los escrito antes, espere até todos os elementos estarem juntos para finalizá-los. Meça o espaço disponível e use estas medidas para definir o bloco de texto (no computador ou a mão). 

Dica: mesmo que você planeje escrever seu texto a mão, crie-o no computador pois assim você pode fazer uma revisão ortográfica e gramatical. 

Imprima o texto no seu formato final, ou como um guia para você escrevê-lo a mão. 

Assim que todas as partes estiverem prontas, está na hora de fazer uma auto-avaliação do resultado. Responda as seguintes questões: 

• O título seduz e cria interesse? 
• Meu texto é legível, limpo e expressa o tema que escolhi? 
• As peças que criei estão com bom acabamento (sem marcas de lápis, amassados, bem cortados, etc.)? 
• As fotos escolhidas são as melhores para contar minha estória? Elas são de boa qualidade (luz, foco, nitidez)? 
• As cores que escolhi complementam as fotos e combinam com o tom do layout? 
• Os acessórios escolhidos complementam o layout, ou prejudicam o conjunto? Eles se sobressaem às fotos, ou ajudam a destacá-las? 
• Existe algum elemento que está perdido no layout? 
• Seu olhar flui pela página, ou ele “engancha”? 
• Você consegue enxergar uma unidade na página? 
• Sua página conta a estória para um estranho? 
• Faça o teste do “Olhar borrado” 

OBS: Quando você faz o teste do “Olhar borrado”, você está utilizando o princípio de Gestalt, que diz que você vê um objeto como um todo, antes de analisar suas partes. Tome distância da sua página (como sugestão, coloque-o no chão e suba em uma cadeira), e olhe-a com se fosse vesgo (o resultado é que a imagem fica borrada). Responda as perguntas: 
• Consigo identificar meu ponto focal? 
• O layout está equilibrado (analise de um lado ao outro, e do topo ao pé da página)? 
• Existe algum elemento que está destoante do todo? 
• Existe algum ponto vazio? 
• Seu layout está cantando para você? Se não, qual é o problema. Analise cada questão, quantas vezes forem necessárias, até que você identifique o que precisa mudar. 

Passo 6  - Produção – Finalizando o trabalho 

Finalmente chegamos no momento fixar tudo em seu lugar. Quando terminar verifique se o resultado está bom. Provavelmente você não encontrará nenhum problema. 

Repita as questões de auto-avaliação, e faça mais uma vez o teste de “Olhar borrado”. Faça qualquer pequena mudança que seja necessária. 

Agora pense em todo o processo de criação da sua página. O que você aprendeu sobre o seu modo de trabalhar? Quais foram as suas dificuldades? O que você fez com muita facilidade? Faça anotações para consultas futuras. 

Agora a última tarefa: aprecie sua obra de arte e se dê os parabéns por um trabalho bem feito!   

Daniella Pascarelli -  http://www2.scrapbookbrasil.com/content.php?256-seis-passos-para-uma-pagina-de-sucesso-%96-o-processo-de-design

Nenhum comentário: