quarta-feira, 2 de maio de 2012

O trabalho no Scrapbooking

Em tempos de comemoração do Dia Internacional do Trabalho, pensei em escrever algo que já discutimos em nosso grupo e durante alguns cursos que fizemos.

Para muitos, o Scrapbooking é considerado um tipo de Artesanato 'caro', por ter papeis e materiais livre de ácido e sem lignina, características que conferem durabilidade e qualidade ao projeto criado. Além de ter, como mencionado em muitos blogs de renomadas scrappers, um valor agregado quando combinado com outras técnicas de Artesanato (Decoupáge, Pintura, Caligrafia, Origami, Texturização, Costura, Patchwork e Cartonagem), Fotografia e Computação Gráfica (Design, Efeitos, Tratamento de Imagens e Scrapdigital).

E nessa busca por driblar o 'temido' gasto, uma boa parte das pessoas utilizam materiais 'paleativos' para compor seus projetos, realizando mirabolantes 'colagens', artifícios e o uso de fitas adesivas comuns. OMG (Oh my God).... Quem faz isso, poderia ao menos ser justo e honesto consigo mesmo e seu cliente, não denominando ter feito um trabalho essencialmente em Scrapbooking. 

Vale ressaltar que, em toda regra há exceção.... (longe de mim querer dizer o que é certo ou não). Então, se não for possível utilizar todo o material de composição sem acidez ou sem lignina, deve-se procurar evitar o contato direto com as fotos. 

Dica: tenha cuidado ao usar recortes de jornais, panfletos promocionais, tickets, textos, bilhetes de viagens, frases e poemas, e outros materiais de registro de suas memórias. 

Por último, reforço algo que nossa teacher Tágide Castro (Ateliê Arte di Papel) sempre nos lembra: a valorização, o cuidado, o capricho e a apresentação dos trabalhos. FATO E ESSENCIAL!!! Valorize seu trabalho, cobre pelo justo e faça o melhor!!!

Dica: evite manchas, resíduos/excesso de cola e tinta, sobras de fita adesiva, opte por composês que dão combinação e contraste, não carregue de elementos os projetos, atente-se ao alinhamento, pense antes de iniciar um projeto (siga um sketch ou faça um esboço), mantenha em ordem e limpos os materiais e ferramentas, busque por referências, pesquise e use fotos com boa resolução.

Ótima semana. 
Bjokas, Taty Paganoto.

Nenhum comentário: