segunda-feira, 30 de abril de 2012

Carimbeiras e suas tão variadas roupagens

"Conhecimento nunca é demais"!!!

 Gente... tudo bem? Passei aqui hoje pra deixar um post especial... recebí um email interno da TEC, compartilhando informações que a instrutora Taninha Talevi sobre as Carimbeiras e suas tão variadas roupagens... Achei muito interessante pois fazemos uso das mesmas e as vezes não paramos para pensar realmente o porqie de usar cada uma em específico... Então pedí autorização para Taninha e ela me disse que o texto não é dela... que retirou há muito tempo do site da CARIMBOTECA, que ao pesquisar... descobrimos que está fora do ar...
Mas o conhecimento ficou, né?
Então resolví comportilhar com vocês também!
..."Por vezes os alunos perguntam qual a diferença das carimbeiras, seria interessante
sabermos um pouco mais sobre o assunto para podermos explicar para nossos alunos, pois eles sempre perguntam se a nossa serve para carimbar no acetato, vidro, tecido, etc...
Retirei de um site o seguinte texto:
Existem dois tipos de tinta usadas para carimbeiras: pigmentada e corante .
As carimbeiras pigmentadas demoram mais na secagem e por isso são muito usadas na técnica de heat embossing.
Carimbeiras de base corante(dye ink) são à base d'água e com o tempo e exposição à luz sofrem desbotamento da imagem impressa. São de secagem rápida e não servem para heat embossing.

Falando mais especificamente:
Versamark é uma carimbeira de secagem lenta constituída basicamente de glicerina e que quando carimbada sobre o papel deixa um efeito de marca d'água sobre o mesmo. É ideal para heat embossing e para uso com pastel seco ou chalk.



Distress ink da Ranger ink pode ser usada sobre papel e foto, são de secagem demorada quando usadas como carimbeiras regulares, porém de secagem rápida quando usada com a técnica de distress.

Versafine é utizada quando se deseja textos e traços com detalhes extremamente finos. À base de pigmento oleoso, seca instantaneamente sobre o papel.

Brilliance é de secagem rápida e possui cores peroladas. Foi desenvolvida para ser usada sobre papéis lustrosos (glossy, por exemplo). Seca perfeitamente sobre papel vegetal, acetato, papéis fotográficos, shrink plastic, cerâmica plástica e muitos outros materiais. Tem ótima cobertura sobre papéis escuros.

Opalite fornece um efeito furta-cor.
Parecem brancas quando carimbadas mas quando se angula o objeto carimbado a variação de incidência de luz revela lindas cores.

Encore é uma carimbeira com cores metálicas que também possui secagem rápida.

Versamagic constituída basicamente de pigmento à base de chalk (giz), com boa secagem e cobertura mesmo sobre papéis escuros. Ideal para técnicas esfumaçadas, possui efeito aveludado parecendo que foi utilizado giz mas sem deixar resíduos.

Versacraft pode ser usada sobre várias superfícies, como tecido, madeira, couro, cerâmica não vitrificada, papel machê e shrink plastic. Quando usada sobre tecido é necessário secar com secador de cabelos ou heat gun e o tecido deve ser pré-lavado. É ótima para projetos de scrapbooking por causa de sua opacidade e estabilidade.

StazOn é uma carimbeira à base de solvente, desenvolvida para decorar superfícies não porosas, tais como vidro, metal, acrílico, acetato, shrink plastic, celofane, folhas metálicas e couro. Deve-se usar o limpador específico, StazON Cleaner, para limpeza dos carimbos.

Conhecimento a mais nunca é demais!"...
Bjsssssssssssss
Taninha
(se acharem interessante podem encaminhar).
__________________________________________________________
Então é isso... agradeço mais uma vez a Taninha por dividir isso tudo conosco!!!
Bjocas e bom domingo!
Tágide Castro
Recorte extraído de: http://artedipapel.blogspot.com.br

domingo, 29 de abril de 2012

A Simplicidade está no essencial... nosso 5º encontro!!

A Simplicidade está no essencial... Família, Saúde, Fé, Trabalho, Realização e Amizade; o o que há de melhor em nossas vidas. 

E nesse mês de abril, mesmo com tantas atribulações, transformações e mudanças, nossas scrappers mostraram que a vida é 'Simples Assim': um sorriso, uma lágrima, um aperto, uma conquista, uma perda, um abraço, um alívio, um momento pelo qual temos de passar... 

E com um clima super gostoso, onde agradecemos à Deus e pedimos por proteção e saúde, realizamos mais um encontro do grupo, que foi marcado por um bate papo animado, inúmeras programações, troca de figurinhas, troca dos ATC´s e a idealização de novos projetos. 

A recepção da nossa anfitriã Aline Maia foi um capítulo à parte....



A produção dos trabalhos do desafio do ATC de Páscoa revelou estilos bem diferenciados e boas ideias para se reciclar os materiais e elementos que guardamos...

(Confiram os trabalhos individuais em Nossa Galeria)
  
Como todas amaram criar ATC´S, decidimos lançar para o próximo mês, mais um desafio: tema "Namorados"... o amor está no ar!








E sabe quem levou o brinde concedido pela Zappa Papelaria (Fabriciano/MG) para o desafio do ATC de Páscoa??? Nossa querida Tágide!!





Valeu meninas, arrasamos! Que venha maio, para mais um encontro e a nossa participação na Semana de Enfermagem do Unileste/MG. Uau!!!

sábado, 28 de abril de 2012

Oficina: um novo olhar sobre a fotografia.

Como prometemos, Tágide e Eu postamos em nossos blogs pessoais, um resumo do que foi nossa participação na Oficina de Fotografia realizada pela Fundação Aperam nos dias 10, 17 e 25 de Abril.

Confiram os posts!!

http://tatypaganoto.blogspot.com.br/2012/04/oficina-um-novo-olhar-sobre-fotografia.html
Aproveitamos para convidá-los para prestigiarem a exposição das fotos da Oficina no dia 16 de maio, a partir das 19h, na Fundação Acesita em Timóteo! 

Bjokas, Taty e Tágide.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

E a maré se abri(u)L!!!

O mês de abril já está chegando ao fim. Foi um mês mega e hiper atípico para todas nós do grupo. Literalmente uma maré de boas e turbulentas ondas se abri(u)L.... 
Muita correria, Trabalhos para entregar, Prazos apertados, Orçamentos, Controles, Estudos, Cursos, Viagens, Cuidados com a saúde, Cabeça à mil com alguns nózinhos pessoais... Ufaaaa!!!

Mas, sobrevivemos! Seguimos firmes e confiantes, na certeza de que nada é melhor do que a brisa após uma tempestade. 

Que venha o mês de maio com alegrias, realizações, saúde, serenidade e boas energias para nós, nossa família e todos aqueles que nos cercam.

No fim dessa semana teremos nosso encontro do grupo, com novidades, resultado dos trabalhos para o desafio do mês, sorteio e, o momento da confraternização.

Até breve.



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Estilos para Scrapbooking


Classic/Clean and simple

Layout limpo e simples. As fotos são cortadas geralmente em quadrados ou em retângulos, e colocadas em fundos de papéis lisos combinados a estampas como listras, bolinhas ou flores. Os enfeites são poucos, em geral brads ou um grampo de metal no canto da foto. Você encontrará cores contemporâneas como vermelho azul, amarelo e verde. A foto e o journaling são os carros chefe. É muito usado em páginas com muitas fotos e que tenham muitas cores. É ideal para fotos de crianças e retratos formais como os de casamentos e aniversários. É também uma opção agradável para quando você apenas não sabe que estilo usar!

Ephemera

Este é o oposto Clean. Páginas com muitos produtos diferentes, arranjados frequentemente em um estilo de colagem. Combina vários papéis bem decorados (frequentemente em cores mais escuras como marrom, cinzento e preto). É perfeita para fotos antigas (heritage), páginas mais masculinas e fotos preto e branco.

Vintage/Romantic/Shabby Chic
Um primo próximo ao estilo Ephemera, mas usa cores mais claras como a cor-de-rosa pálido, azul claro e empoeirado. Frequentemente inclui papel rasgado, bordas com carimbeiras, papel lixado e enfeites que remetem à antiga caixa de costura da vovó. Use este estilo para páginas femininas, e também heritage.

Retro
Retro é o estilo da moda. Significa estilos dos anos 50 a 70. Você encontrará combinações cor-de-rosa e preto, cor-de-rosa e marrons, azuis e marrons, muitas formas como espirais e flores grandes. 

Agora temos também o Freestyle, onde não há regras e vale a liberdade de cada um e lembra um pouco os diários de adolescentes.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Como ganhar dinheiro com scrapbooking

Luveras em seu site http://www.luveras.com/dicas/scrapbook-x-dinheiro-posso-obter-renda-fazendo-scrapbooking comenta sobre o tema: 

O que todos nós scrappers sabemos é o quando é gostoso de fazer scrapbooking. O que nem todos sabem, mas gostariam muito de saber, é se podemos obterrenda através do scrap.  Nessa questão, há muitos pontos que devem ser analisados atentamente, para que o sonho de conciliar hobby com dinheiro não se torne em um pesadelo.
Para começar, no Brasil o scrapbooking é pouco conhecido, e, além disso, é visto de uma maneira bem diferente de outros países onde ele é mais difundido. Isso porque em alguns outros países, fazer scrapbooking é um passatempo comum, passado de geração para geração, de uma forma informal e mais tradicional. Além disso, nesses países os materiais são bem mais acessíveis e baratos. Em contrapartida, aqui no Brasil o scrapbooking não faz parte da nossa cultura, e faz pouco tempo que é conhecido por aqui. Os materiais e cursos estão concentrados em grandes centros e capitais, sem falar do preço altíssimo em que muitos produtos são encontrados, pelo simples motivo de que grandeparte deles são importados e não produzidos no Brasil.

Então, tendo como base essas informações, vemos que no Brasil o mercado para Scrapbooking  ainda é uma grande incógnita, primeiro por ser pouco conhecido, segundo pelos altos preços dos materiais e difícil acesso aos cursos e lojas especializadas. Por esse motivo, o preço final para venda de projetos de scrapbooking pode ser um pouco “salgado” para o consumidor, pois além do alto custo do material empregado na confecção do scrap, o scrapper também terá que incluir o preço da sua mão de obra e criatividade (que costuma ser de 30% a 50% do valor total do projeto). Há gente disposta a pagar? sim! Mas para isso, você terá que analisar o mercado no qual você está disposto a introduzir seu trabalho, se há concorrência, se há demanda, se o scrap é conhecido, entre outros fatores.

O fato de o scrap ser pouco conhecido no Brasil, dá um ponto positivo: O primeiro a levar a técnica à sua região, poderá fazer muito sucesso  e colher bons frutos. Como exemplo, vou citar uma fotógrafa que conheço, do interior do Paraná, que aliou suas fotos com o Scrapbooking, e já vende os álbuns de scrapbook junto com as fotos dos ensaios fotográficos. Ela foi a primeira a levar a técnica para sua cidade, e isso se converteu em sucesso. Conheço várias outras pessoas que fizeram um bom negócio com scrap, até demoraria para citar todos aqui.

Um outro fator que poderá levar seu scrapbooking ao sucesso, é o diferencialque o seu trabalho propõe. Procure não imitar, tenha um estilo próprio, exercite sua criatividade para criar projetos inovadores. Estude técnicas conhecidas, e a partir delas, faça criações diferentes. Se você trabalha com outros artesanatos, pode unir algum outro trabalho ao scrap. Não se coloque limites, não trave no mesmo ponto achando que já faz o suficiente.
Também há possibilidade de ganhar dinheiro ensinando a scrap à outras pessoas. Além de vender trabalhos prontos e sob encomenda, ao mesmo tempo você pode oferecer cursos de scrapbooking para pessoas que gostariam de aprender a técnica. E como tem muita gente que conhece o scrap bem por cima, mas acha bonito, “chove” de pessoas atrás de aulas de scrap apenas para fazer para si mesmo ou para presentear parentes e amigos. Aproveite datas comemorativas (como natal, páscoa, etc), para ensinar projetos temáticos. Esses cursos sempre fazem muito sucesso!

Se você não tem um bom capital para começar a investir no scrap, faça um pequeno portifólio com seus trabalhos, divulgue na internet usandoferramentas gratuitas (como blogs, flickr, twitter), e comece pegando trabalhos sob encomenda, pedindo 50% do valor total do projeto antecipado (que normalmente é o custo dos materiais), e cobre a outra metade na entrega da encomenda pronta. Assim você não terá que investir tanto em material, e de quebra se protege de algum possível calote (sejamos realistas, isso acontecemuito, e em qualquer negócio). Depois que você conseguir fazer um capitalzinho de giro a partir desses trabalhos, você poderá confeccionar algo pronto para a venda, como mini álbuns, quadrinhos, caixinhas e outras coisas.

Ofereça também, projetos de para vários gostos e bolsos, desde o mais simples e mais barato até o mais elaborado e caro. Assim, você estará agradando todos os gostos de seus possíveis clientes. Projetos com papéis e acessórios nacionais costumam sair bem mais baratos do que com materiais importados. E quanto mais acessórios (fitas, adesivos, bailarinas, etc), o projeto tiver, mais custo a peça terá. Você também tem a opção de confeccionar alguns acessórios (como flores e adesivos), o que torna o valor de custo menor, pois acessórios prontos costumam ser bem caros.

Espero que com essas dicas, eu tenha sanado algumas de suas dúvidas. O mais importante, é ter certeza de que se é isso mesmo com que você quer trabalhar, e se tem disposição, tempo, dinheiro e área no mercado para oferecer seus trabalhos de scrapbooking. E o essencial de tudo ainda é, fazer scrapbooking com alegria e prazer!

Fonte: http://www.luveras.com/dicas/scrapbook-x-dinheiro-posso-obter-renda-fazendo-scrapbooking 

Diante de pesquisas feitas sobre o tema como obter renda através do scrap, tive algumas idéias. 

Bom o mercado de scrap está ficando saturado, e ainda muitos não o valorizam. Tive então a idéia de fazermos atividades sobre artigos para scrap, como flores por exemplo e após confeccioná-las venderíamos para outros scrapers ou em lojas de artesanato, teríamos a vantagem por ser uma idéia pioneira na região. Estive pesquisando e notei que a maioria dos materiais para scrap vem da China e as lojas distribuem. Que tal começarmos a confeccionar alguns artigos. Compraríamos quantidades maiores pela internet para conseguirmos descontos e os produtos ficariam com custo menor.

É apenas uma idéia, mas quem sabe esta não pode tornar-se realidade. E de apenas artesãs, nos tornarmos empresária no ramo.

Aline Maia Soares

terça-feira, 10 de abril de 2012

Diferentes Técnicas de Encadernação

Abrindo a temporada de abril trazemos um assunto que tem sido muito discutido e aprendido por nosso grupo de scrappers nos últimos tempos: Encadernação!

Fazendo uma pesquisa, achei alguns conceitos interessantes que compartilho com vocês. Espero que gostem! Bjs, Taty Paganoto.

Como surgiu a Encadernação

O ato de encadernar é muito antigo, e desde o principio da leitura e escrita o ser humano percebeu a necessidade de arquivar seus documentos históricos. Assim o processo de encadernação surgiu rapidamente, para que os homens conseguissem juntar seus relatos e organizar de forma que fosse útil para quando necessário uma consulta.

Antigamente o método de encadernação era feito através da encadernação artesanal ou manual. Hoje existem várias técnicas e máquinas para encadernar livros e cadernos de modo mais rápido e industrializado. Mas ainda muita coisa é feita de modo artesanal.

Tipos de encadernação

A Encadernação Brochura é muito usada na confecção de cadernos, eles recebem um costura na parte lateral em forma de acabamento e na frente das folhas é colocada uma capa de papel mais grosso.


A Encadernação Wire-o utiliza um suporte feito em aço, acrílico ou plástico, que normalmente tem formas de quadrado ou retângulo. Geralmente esse tipo de encadernação é usada em agendas, calendários, apostilas e cadernos escolares e em calendário de mesa. Essa técnica também é conhecida como espiral.



A Encadernação Canoa (usa dobra, intercalação e grampos), que é comumente usada em revistas e panfletos





Há também encadernação com pinos, argolas, canaletas, fitas, costura e a com fechamento magnético.










Algumas das diversas técnicas de Encadernação

Encadernação Japonesa é uma técnica diferente das demais técnicas de encadernação porque ela não usa cola, o processo de costura das folhas é feita manualmente e mesmo sendo feito dessa forma a durabilidade e a resistência são exatamente iguais à encadernação que é feita tradicionalmente, além de que, não há ferramentas ou equipamentos especiais para esta técnica e a encadernação japonesa tem um ganho a mais porque as possibilidades estéticas são muitas.

Primeiramente as folhas precisam ser fixadas e esse é um exercício simples e para fazê-lo basta usar um furador comum e elástico. A encadernação recebe quatro furos e trabalha com folhas soltas e não com cadernos.

Para fazer a encadernação japonesa é preciso de uma capa e também a contra-capa, miolo, fitas ou outro material para costura, agulha, agulhão para as furações ou solução pessoal.

Não há materiais específicos para desenvolver a encadernação japonesa fato é que os álbuns que recebem essa técnica de encadernação ganham um destaque visual muito maior do que os demais porque neles podem ser adaptados fitas, cores, papéis ou panos, tudo depende da criatividade de quem vai desenvolver a encadernação japonesa.

Cartonagem Artesanal também pode ser empregada como uma técnica de encadernação para montar bolsas, carteiras, vasos de flores, porta-joias, lixeiras, bem como, caixas modernas e estilosas para guardar objetos. A técnica da cartonagem artesanal tem como origem a França e também pode envolver a colagem de tecidos sobre os recortes de papelão feitos sob medida.

Encadernação Longstitch ou buttonhole é uma técnica encontrada na Europa, por volta de 1700, que se caracteriza por criar linhas ao longo do dorso do livro, caderno ou álbum, por meio de uma abertura na própria capa do livro, sem nenhum uso de cola. Essa costura é muito usada em álbuns, por permitir o uso de compensações na lombada.

Encadernação piano hinge, cuja tradução literal é dobradiça de piano. É um tipo de encadernacão em que os cadernos são encaixados por meio de varetas que funcionam como o pino da dobradiça de piano não havendo portanto nenhum tipo de costura ou cola na lombada.As varetas podem ser dos mais variados tipos de materiais tais como madeira, bambu, metal, vidro e nas mais diferentes formas: palitos de churasco, lápis, hashi, agulhas de tricô, galhos de plantas, varetas de incenso, etc.


Fonte: Arte di Papel, Cartonagem Fernandez, Papelim, Papelmarcante e TEC.